terça-feira, 7 de setembro de 2010

O xeque-mate de dom Pedro


recados para orkutSe dom Pedro deu xeque-mate nos adversários que desde a segunda metade do século XVIII iniciaram um processo de luta continua pela separação entre Brasil e Portugal, não podemos afirmar, mas tudo indica para essa direção.
O certo é que as testemunhas presentes no local, afirmaram que foi as margens do rio Ipiranga no dia 7 de setembro de 1822. Ele, num ato heróico desembainhou a espada , levantou-a e gritou: independência ou morte!
Não comentaram se naquele momento houve vaias ou aplausos. Então, foi isso que tempos depois, as mãos de um exímio pintor detalhou com imagens. Refiro-me aqui ao quadro pintado por Pedro Américo em 1888, por encomenda da Família Real para ser colocado no Museu do Ipiranga, sabe-se lá os reais motivos ...
Considerando os conselhos de dom João VI a dom Pedro quando de sua volta a Portugal, a separação já era praticamente inevitável. Pelas mãos do príncipe regente, seria bem mais interessante, porque garantiria aos portugueses o controle do vasto território colonial mesmo após uma aparente independência.
 Doce ilusão, a história os mostrou. Muito pouco os portugueses conseguiram aproveitar no processo de exploração económica, que é o que eles queriam de fato. O pouco preparo de dom Pedro para o governo ficou evidente. A classe dominante não suportou o seu autoritarismo e acabou por forçá-lo a abdicação.
Pobre imperador! Recebeu o cetro numa época em que ele já não tinha mais valor.
Como quase nada construiu, hoje é lembrado apenas como um tirano e fanfarrão.
De sua enorme prole extra conjugal, a notícia que se tem é de que a maioria herdou o mesmo que o povo miúdo na época da independência, ou seja, nada!!! Além de grandes dificuldades económicas, desigualdades sociais e impossibilidade cultural de participação política.

3 comentários:

  1. Olá Anabela!!

    Tudo bem consigo?

    Vim aqui através do blog da Gi, do Bordados e Retalhos.

    Amei sua postagem, precisamos mesmo exaltar nosso Brasil!

    Vc já leu o livro de história "1808" (de Laurentino Gomes), sobre a vinda da familia real ao Brasil. É muito interessante e nos abre o horizonte histórico que foi manipulado por muitos.

    Seu blog é muito interessante e aparecerei sempre!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  2. Silvana!
    Agradeço-lhe pela visita. Já li e tenho esse livro, é mesmo interessante!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bela!

    Tb já estou te seguindo e vou te linkar.

    Amei as fotos de Caetés! Lindas!

    Beijoooo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!