domingo, 28 de novembro de 2010

Telhados e ladeiras em Ouro Preto



Vista parcial com destaque para a igreja de São José. 


Ladeira da rua Claudio Manoel

Área central com a igreja de N. S. do Carmo e o Museu da Inconfidência ao fundo.



Quem Chega a Ouro Preto pela Rodovia dos Inconfidentes depara-se com o largo da rodoviária que tem ao fundo  o mirante da igreja de São Francisco das Chagas e vai logo observar o panorama do centro histórico. De toda beleza, o que mais me encanta nesse lugar são os telhados dos centenários casarões. Alguns com telhas feitas nas coxas dos  escravos há mais de 200 anos. Sim, eu disse nas coxas dos escravos! É que na época colonial a produção era artesanal e sem muita preocupação com a simetria. Tanto que de perto dá para notar a diferença de tamanho entre elas. Gente! Numa manhã de sol após uma noite chuvosa esses telhados tem uma beleza indescritível!
Ao andar pela cidade as ladeiras são inevitáveis. Como diz o velho ditado: " Se sobe desce, se desce sobe". Lá é mesmo assim. Mas a cada ladeira  novas surpresas se revelam ... E eu? Continuo sendo uma pessoa suspeita para falar dessa cidade museu !!!

13 comentários:

  1. Boa noite, Anabela
    Belíssimas fotos. Muito curioso este fato da confecção das telhas.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Olá, Anabela!
    Que bom conhecer mesmo através de fotos esta cidade tão linda! E ler sobre sua história fiquei mais feliz ainda... Parabéns pelas lindas imagens e pelo texto que me fez " viajar no tempo".
    Beijinhos ♡

    ResponderExcluir
  3. Ola Ana, tudo certinho?
    Obrigada por comentar no blog...fico feliz!
    Aquelas fotos realmente, e modestia a parte, ficou maravilhosa...Eu estava vendo tv, em uma tarde, quando olhei para fora e até me assustei...parecia fogo...quando percebi que era apenas o SOL gritando...parecia não querer ir embora naquela tarde...peguei a maquina e sai clicando, cada momento, consegui pegar imagens com varias luzes...ADORO A NATUREZA e os milagres de DEUS.
    até a proxima...
    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Belas fotografias de linda Cidade...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  5. Oi Anabela
    Passei para agradecer sua visita ao meu espaço para ler o relato da querida Giovanna.
    Aproveitei para ler sobre sua cidade, que em brve estarei revisitando.
    Volte sempre, vc é bem vinda.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Anabela.
    Visitei Ouro Preto em 1975. Ainda lembro direitinho. Tudo Curioso, Lindo! e fomos também até Congonhas que é outa maravilha. Nos hospedamos em Belo Horizonte. Amei o passeio.
    Beijo
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  7. Oi Anabela. Quanto ao selinho tenho que agradecer, porque, como sua seguidora, teria o direito de o levar. Só não o faço, porque alguém teve a Gentileza de mo oferecer e já o tenho no Começar de novo. Quanto às linda cidade de Ouro Preto, ainda não conheço, apesar dos anos que vivi no Brasil. Muito obrigada pelas fotos que nos mostram um pouquinho dessa beleza. Um dia irei lá de certeza. Muitos beijinhos e..Fique bem!
    Emília

    ResponderExcluir
  8. Adorável Ouro Preto !!!

    Mas aquelas ladeiras...
    Inventei de subir, de carro, a ladeira mais vertical que já vi na vida, para visitar a Igreja de Santa Efigênia. Que medo !!! Parecia que o carro ia dar cambalhota para trás !

    Mas a beleza impera nessa cidade-museu e compensa a canseira do sobe-e-desce.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Anabela,sem dúvida o teu blog será um sucesso pode apostar minha querida.

    Estou seguindo o teu blog,conheço Ouro Preto, uma cidade pitoresca.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ola Anabela.
    Vim agradecer sua visita e apreciar seu bonito blog.Gosto muito de Minas e tenho varias amigas blogueiras,todas charmosas,prendadas e mui simpaticas.Linda a Cidade de Ouro Preto,ja esta na minha lista de lugares a visitar quando eu voltar em definitivo para o Brasil.Vou linkar seu blog la no meu e ja me tornei sua seguidora,espero que possamos trocar muitas figurinhas.Grande beijo.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Anabela!!!!!!!!!!! Brigadu pela visita e pelo convite! Gostei daqui, aliás, digo mais, AMEI! Vou poder conhecer um pouco de Minas Gerais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá!!

    Então você quer saber o que é "cuscar" é o mesmo que xeretar :)

    Minha mãe adora a sua cidade. Bem mais tranquila que o Rio (principalmente agora, rsrsrs) e cheia de belezas naturais.

    Beijinhos e obrigada pela visita, volte sempre que quiser.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!