sábado, 16 de julho de 2011

Três em um: aniversário de Mariana, dia de N. S. do Carmo e do estado de Minas Gerais



Largo da Catedral da Sé. By matraqueando.

Orgão da Catedral da Sé, o único da linha Schnitger no Brasil.

A cidade de Mariana completou 300 anos no último dia 08, mas as comemorações acontecem hoje. O dia 16 de julho é considerado o dia do aniversário da cidade porque teria sido nessa data a divulgação sobre a descoberta dos primeiros sinais da existência de ouro na região. Não é coincidência o nome dado ao lugar pelos desbravadores: Ribeirão do Carmo. O dia 16 de julho, pelo calendário religioso católico é dedicado a Nossa Senhora do Carmo, que tornou-se então a padroeira do lugar.
Mariana, barroca cidade mineira, foi a primeira capital do estado de MG. O arraial do Ribeirão do Carmo foi elevado à categoria de vila em 1711, com a denominação de Vila Real de Nossa Senhora, tornando-se cidade em 1745 com o nome de Mariana, em homenagem a Maria Ana de Áustria esposa de D. João V de Portugal. Foi sede do primeiro bispado da região mineradora.
Em 1979, foi criada a lei nº 7.561, instituindo o dia 16 de julho como o " Dia do Estado de Minas Gerais". Desde então, todos os anos a Capital de Minas Gerais é transferida simbolicamente para Mariana, onde é realizada uma solenidade cívica, seguida por comemorações populares.

13 comentários:

  1. Cara Anabela,
    Hoje é aniversário de Sabará! São 300 anos também. Aguardo anciosa pelo seu post sobre essa cidade que aprecio muito ...

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana
    Obrigada pela visita. Estou meio ausente dos blogs, mas espero aos poucos voltar a ativa.

    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  3. Interessante conhecer esses factos históricos. Parabéns a Minas Gerais. Estive no Brasil um mês e aos pouco estou pondo as minhas visitas em dia. Espero que esteja tudo bem com você e desejo uma boa semana. Um beijinho
    Emília

    ResponderExcluir
  4. Oi,Anabela!
    Então, depois das comemorações de Ouro Preto, chega a vez da bela e histórica Mariana!
    Minha amiga, continuo lendo aquele livro sobre a história da "corrida do ouro" no Brasil colonial, e por coincidência, li o capítulo que fala sobre a fundação de Mariana neste fim de semana. Agora já estou no capítulo da "Guerra dos Emboabas"... Tenho aprendido coisas muito interessantes sobre essa fase incrível da história brasileira, e posso dizer que em nada perde para a ficção... Tem muita aventura,intriga,corrupção,lutas e até romance! Vale à pena a gente ler e descobrir as situações que originaram o Brasil de hoje...Imperdível!
    Parabéns à cidade de Mariana e ao valente e solidário povo das Minas Gerais!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Obrigada por mais este bocadinho da história do Brasil.

    A igreja é linda, mas o orgão BELÍSSIMO!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi,passei para deixar um abraço,feliz dia do amigo.Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi querida acabei de chegar de viajem, estou tão cansada!!! Vim tomar um cafezinho com voce, tem aí?
    Estava com saudade!!
    bjs
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir
  8. Anabela

    Quando estive em Marina há anos atrás,visitei a Igreja principal da cidade,fiz fotos lindíssimas dela,uns dias depois ela pegou fogo,estavam restaurando a igreja,lembra-se?
    Ficaram apenas as fotos que para mim são relíquias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Desculpe o erro,,,leia Mariana.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia
    Encontrei no Google o Ana Bela Jardim
    Muito Bom o conteúdo, meus Parabéns
    Abraços
    Atenciosamente
    André Domingos Ferreira
    Visite-nos
    http://fazendasavendanomatogrossodosul.blogspot.com
    Três Lagoas MS Brazil

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!