quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Parque Estadual do Sumidouro



Recentemente aberto à visitação mediante acompanhamento de guia especializado, o Parque Estadual do Sumidouro é fruto de uma vitória  conquistada mediante a união de vários setores da sociedade que travaram uma verdadeira batalha política para minimizar a desenfreada corrida pela exploração dos minérios existentes na região. Não só pelo fato de ser necessário preservar a diversidade das áreas de cerrado, mas principalmente pelas grutas que desde o século XIX vem sendo exploradas por arqueológos que obtém muito sucesso em suas escavações devido à riqueza de artefatos e fósseis já encontrados e possivéis de serem encontrados na região.
Basta lembrarmos das inúmeras descobertas e os estudos efetuados por  Peter Lund   ( preguiças gigantes, fósseis humanos e outros) e da descoberta do crânio feminino ( batizado de Luzia ) na década de 70 do século XX pelo arqueológo Walter Neves, com idade aproximada de 12 mil anos, trazendo novas explicações para a história da origem do homem americano. 
O decreto de criação do parque é de 1980, mas somente em 2011 foi inaugurado oficialmente.
Ocupa uma área de 1300 hectares entre os municípios de Lagoa santa e Pedro Leopoldo, onde é possível encontrar cerca de 170 sítios arqueológicos e 52 grutas, além de pinturas rupestres datadas de mais de 4000 anos. Destaca-se dentro da área do parque a Gruta da Lapinha, aberta à visitação e a Lagoa do Sumidouro com 15 Km de perímetro e acesso pelas trilhas com monitores do parque.  


As marcas  vermelhas indicam na foto as aberturas para entrada na gruta. Essa não é aberta ao público e chamada de Gruta do Baú. Fica às margens da estrada que liga o distrito de Fidalgo à cidade de Pedro Leopoldo.

Aqui temos um paredão rochoso onde há pinturas rupestres. Fica às margens da Lagoa do Sumidouro.
Lagoa do Sumidouro.

Lagoa do Sumidouro.


10 comentários:

  1. Olá Anabela, tudo bem?
    Se eu te falar que eu fui ao Sumidouro uma única vez, isto há mais de 25 anos, nem me lembro direito. Casa de ferreiro o espeto é de pau.
    Moro em Pedro Leopoldo, seria fácil reservar um dia pra ir até lá, mas quem disse que acho uma hora.
    Postagem muito bacana.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Mais uma viagem de sonho.

    Adorava conhecer.

    Obrigada pela descrição tão pormenorizada.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Anabela querida!
    Vale a pena lutar para preservar esses patrimônios da humanidade.
    Abraços! Uma boa noite pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Anabela querida!
    Vale a pena lutar para preservar esses patrimônios da humanidade.
    Abraços! Uma boa noite pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Anabela. Estou aqui, Agradecendo a sua visita muito feliz por conhecer seu blog!È belo menina. Viajei por Ouro Preto, Mariana e BH. Adoro essa nossa terra!Belas imagens e retrata toda nossa cultura! Obrigada amiga... Estarei sempre por aqui! Grande abraço e bjs com carinho!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Anabela um lugar que renderia boas fotografias, mesmo sendo amador, gosto muito de fotografar, e obrigado pela visita.
    Abraços, Mauro

    ResponderExcluir
  7. Oi,Anabela!
    Não poderia deixar de comentar sobre essa vitória do patrimônio histórico e biológico do povo brasileiro... Que beleza,minha amiga! Quantas vezes eu mesma já tive vontade de visitar estes lugares fantásticos onde foram feitas descobertas arqueológicas de valor inestimável... Por isso, fico realmente contente em saber dessa vitoriosa notícia, e a natureza,naturalmente,comemora e agradece!
    Beijo pra ti e obrigada pela notícia maravilhosa!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  8. Anabela, obrigado por sua visita em meu blog e principalmente por deixar o endereço do seu q me possibilitou uma viagem incrivel pelas maravilhas das Minas Gerais. Muito bom o seu trabalho. Parabéns e o estarei divulgando para que outras pessoas possam conhece-lo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!