sábado, 24 de setembro de 2011

Mariana: um pelourinho e seus mistérios ...


São muitos os mistérios que despertam a curiosidade humana quando se vê frente a frente com um pelourinho. Alguns, já sabendo de sua antiga serventia, desprezam-no. Outros passam um bom tempo admirando e tentando decifrá-lo... O certo é que eles são raros aqui em Minas Gerais e quando se tem a chance passar por um, o impulso é de fotografar ... o monumento ou a pessoa(as) e o monumento. É do  tipo de relíquia que ninguém quer perder um flash ou um click!!!

Um  pelourinho não nos trás boas recordações, pois é um dos maiores simbolos da opressão sob os seres humanos durante centenas de anos. Ao contrário do que muitos brasileiros pensam, os pelourinhos não serviam apenas para castigar publicamente os escravos. Servia também para punir criminosos (evidentemente pobres) e praticantes de heresias graves. Era comum em Portugal e por isso aqui foi introduzido pelos colonizadores.

Sendo o simbolo do poder de Portugal  nas vilas mineiras do século XVIII, sua localização era o centro da praça principal da vila, junto à Câmara Municipal, Cadeia e quando possível alguma igreja. Dada a sua importância naquele tempo, nos transcende para o imaginário das mentes injustiçadas e indefesas que foram certamente martirizadas no seu entorno. E  de alguma pouca, mas correta justiça que nele tenha sido aplicada. Das longas horas de agonia dos castigados e dos espectadores que nada podiam fazer para atenuar as cenas de horrores expostas naquele espaço. Imagino que muitas atitudes de rebeldia também, contra a opressão portuguesa, foram praticadas em meio    aos rituais que reuniam a população diante do pelourinho. Mais tristeza do que alegria, e no meio de tudo arrisco em apontar até algumas cenas de amores, mesmo que em despedida...

O pelourinho de Mariana, foi reconstruído em  1970, no mesmo local onde em 1750 foi erguido o original, por José Moreira Matos, no auge da exploração do ouro. Esse retirado em 1871, quando foram abolidos os castigos físicos de escravos em praça pública.

Não é 100% original, mas bem próximo ao do século XVIII. Tem ao alto um globo que simboliza as conquistas portuguesas através das grandes navegações ( poder e domínio), no braço esquerdo a balança representa a Justiça e no direito a espada representa a condenação, ao centro o brasão português.
E no nosso entendimento, o  quanto custou essa representação à população a ele submetida!

13 comentários:

  1. Olá fofinha ;)

    A novo post lá no blog, passas lá ?

    Adorei o post querida =D



    Beijoquas@



    By:Lua*.*

    ResponderExcluir
  2. Oi Anabela. Estou visitando o seu blog. Que feliz coincidencia ser de Minas. Eu e minha esposa pretendemos no início do próximo ano conhecer as cidades históricas de Minas. Quem sabe o seu blog me passa algumas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana Bela, parabéns pelo post, se os pelourinhos pudessem falar com certeza teriam muitas história para contar, histórias de ódios, dores e porque não amores. Lendo o seu post sobre os pelourinhos fiquei com medo, quem sabe o nosso governador não os instalam novamente e com certeza para lidar com os professores da nossa "província". Abraços, PPDias.

    ResponderExcluir
  4. Tempos de dureza e tristeza o tempo dos pelourinhos, pois seus objetivos eram os mais abomináveis.
    Uma justiça falha e completamente desonesta acabava por expor pessoas em praças públicas para evidenciar um crime que muitas vezes nem haviam cometido.
    Suas páginas são muito belas.
    Gostei da postagem.
    Se gostar de poesias visite meu INFINITO.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Apesar do seu símbolo de opressão, gosto de os ver e fotografar.

    Fazem parte da história de um povo.

    Adorei o teu post. Delicio-me com eles.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá Anabela
    Apesar de sabermos o que o pelourinho representou num passado bem distante, não deixa de ser uma obra de arte bem bonita e interessante.
    Muito interessante sua postagem.
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Não deixa de ser uma ótima imagem, apesar do triste fim para que era destinado. Enfim, coisas do passado que foi de todos nós e que formou o nosso carácter.
    Tenha um ótimo sábado
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Ana Bela

    Quando voce entra em algum blog,aparece um aviso do Google dizendo que aquele blog está com vírus?
    Abços

    ResponderExcluir
  9. Boa postagem como sempre...
    Amo a história do nosso povo.
    Embora, hoje vemos o pelourinho como uma obra de arte, me entristece um pouco.
    Abraços! Uma semana abençoada pra ti.

    ResponderExcluir
  10. Lindo seu blog, já estou te seguindo. Quando puder da uma passadinha no meu taperacomclasse.blogspot.com/
    Boa semana. Bjus!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Anabela,
    Vim conghecer seu blog motivada pela coincidência do seu nome...(Jardim). Depois vi que vc também é de Belo horizonte. Cheguei, gostei e fiquei. Quando puder me faça uma visitinha, Será muito bem vinda no meu bloguinho!
    bjus

    ResponderExcluir
  12. Oi Anabela!
    - Sei bem o que ele representa, e se encaixa com tudo o que voce disse, aqui onde moro, Salvador tem um lugar famoso chamado Pelourinho onde varios negros sofriam e hoje é atração turística...! já vou seguir teu blog!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!