domingo, 2 de outubro de 2011

A Lagoa da Pampulha nos anos 50

Quem observa essa imagem, na verdade  uma foto de um velho cartão postal, dos vários que tenho em minha coleção, nem imagina o quanto já foi chique e elitizado um passeio na orla da Lagoa da Pampulha...
Do início dos anos 40 até meados dos anos 60, era o passeio preferido pelas famílias da Capital mineira.
De corrida de carro ao velho banho na piscina do Iate Clube, ali era só diversão! Além é claro, do espaço "democrático" que não custava tão barato assim, por exemplo os passeios de barco ou canoa pelo leito da lagoa, naquele tempo com águas ainda sem poluição!
Na verdade, a barragem da Pampulha foi idealizada no final da década de 30, do século passado, para resolver parte do problema do abastecimento de água na região norte da cidade, considerada naquele tempo uma área rural. A partir de 1940, com os projetos de urbanização a área foi aos poucos sendo transformada num ponto turístico, se tornando  um dos símbolos da cidade de Belo Horizonte, infelizmente bem maltratado nos dias atuais... 
A denominação Pampulha foi herdada do nome de uma fazenda que abrangia o espaço onde hoje fica todo o complexo turístico da região. Pampulha significa " campo de pedra ". Acredita-se que a palavra é de origem portuguesa e é o nome de um antigo bairro de Lisboa, utilizado aqui por imigrantes portugueses que teriam sido proprietários da fazenda que deu origem ao lugar.

15 comentários:

  1. Gostei sua postagem.
    Lagoa da Pampulha!
    Linda e famosa, fiquei conhecendo-a quando estive em Belo Horizonte num Congresso de Educação. Amei!
    Abraços! Uma semana abençoada pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Bela.
    Adorei conhecer a origem do nome Pampulha.
    Espero que o evento da copa contribua para a revitalização daquele local pois é realmente é um lugar com história a se preservar. Um abraço e ótima semana pra você.

    ResponderExcluir
  3. Ei Anabela! é sim um lindo cartão postal da nossa cidade e torço muito qua o projeto de revitalização seja efetivado. Bjs! Zí

    ResponderExcluir
  4. Oi Anabela
    Lindo este cartão postal, imagino que beleza não devia ser a lagoa com todos estes barquinhos à vela.
    Infelizmente, coitada, hoje tão poluída, mal cheirosa.
    Uma pena.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Parece um lugar muito lindo, é, mas hoje em lugar nenhum, nada é bem cuidado como foi um dia, infelizmente, e por culpa das pessoas, dos dias de hoje, da falta de educação.

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi AnaBela, nao a conheço, mas no inicio ela era realmente muito linda.
    BJS E LINDA SEMANA

    ResponderExcluir
  7. Pelo visto, toda cidade é igual nos seus problemas de conservação dos lugares publicos... tenha uma linda semana! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. gildamariacostagarcia3 de outubro de 2011 às 17:59

    Oi, Anabela, fiquei conhecendo esta lagoa uma vez que fui aí em BH, achei linda.Sempre gosto de ler suas postagens sobre nosso lindo Estado de MG.Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi Anabela, obrigado por visitar e comentar no entre palavras. gosto muito de suas postagens. eu conheci a pampulha ha 34 anos atras. Era linda mesmo. Parabens pelo seu blog...

    ResponderExcluir
  10. Oi,Anabela!
    Como vai,minha amiga? E que delícia chegar até aqui e encontrar este lindo post sobre a "lagoa da Pampulha"! Tenho ainda algumas lembranças de quando estivemos por lá, em meados dos anos 70... Mas como na época eu ainda era bem pequena, as minhas recordaçoes são muito infantis... (Rs...) Mas sem dúvida, são recordações muito agradáveis e carinhosas...
    Pena saber que ela anda assim meio abandonada e com as águas já comprometidas... Mas quem sabe,os antigos amigos da lagoa se mobilizem, os bons tempos retornem,a área volte a ser revitalizada, e a Pampulha volte ao seu esplendor original? Seja como for, a Pampulha será sempre pra mim,uma lembrança carinhosa guardada no meu coração de criança.
    Beijinhos doces no teu coração mineiro!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana!!!!
    Post lindo, histórico e informativo!!!!
    ADOREI!!!

    bjsss

    ResponderExcluir
  12. Ei Anabela!
    Muito legal saber a história sobre a lagoa da pampulha. Engraçado que até hoje ainda tem um pouco dessa tradição da elitização,já conheci pessoas que adoram dizer que moram na "região da pampulha", mesmo que já seja quase lá em Neves.kkkkk.

    ResponderExcluir
  13. Linda lição de história, Anabela. Infelizmente acontece o mesmo em todos os lugares e países; a falta de educação e civismos do povo acaba por estragar as belezas que são criadas nas nossas cidades, quer seja pela natureza, quer seja pelo homem. Já fui há muitos anos a Belo Horizonte, mas não me lembro de ter visto essa maravilha; se um dia lá voltar, não me escapará. Um beijinho e obrigada pela partilha
    Emília

    ResponderExcluir
  14. Ei, Anabella, tá boa? Gata, como é linda esta lagoa da Pampulha e a igrejinha, né! Temos cartões postais de invejar Paris...rsr...Obras de Deus, da natureza que por si só já são grandes e renomadas obras de arte! bjks: Carol Carneiro
    www.blogcarolcarneiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Justo o que eu procurava sobre clinica estetica pampulha. Muito obrigada!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!