domingo, 27 de maio de 2012

Festa do Divino Espírito Santo


passadicovirtual.blogspot

Tradição herdada dos colonizadores. Dia festivo em Minas Gerais desde o início da ocupação do território pelos mineradores, a partir do século XVIII. 
Atualmente, se a apreciação do evento para muitos não tem cunho religioso, pelo menos que o percebam como uma grande manifestação cultural felizmente ainda mantida com muito fervor pelos devotos católicos, fervor religioso que comprova com folga nossas raízes portuguesas.
" Em Diamantina, os festejos incluem cortejo com participantes em trajes de época do império, alvorada, missa e espetáculo de fogos de artifício.
Originalmente, a Festa do Divino constituía-se do estabelecimento do Império do Divino, com palanques e coretos, onde se armava o assento do Imperador, uma criança ou adulto escolhido para presidir a festa, que gozava de poderes de rei. Tinha o direito, inclusive, de ordenar a libertação dos presos comuns, em certas localidades do Brasil e  de Portugal.
Para arrecadar os recursos de organização da festa, fazia-se antecipadamente a folia do Divino: grupos de cantadores visitam as casas dos fiéis para pedir donativos e todo tipo de auxílio. Levavam com eles a Bandeira do Divino, ilustrada pela Pomba que simboliza o Espírito Santo e era recebida com grande devoção em toda aparte. Essas folias percorriam grandes regiões, se estendendo por semanas ou meses inteiros. 
Para se ter uma ideia do prestígio da Festa do Divino no século XIX, o folclorista Câmara Cascudo lembra que o título de "Imperador do Brasil" foi escolhido em 1823 pelo ministro José Bonifácio, porque o povo estava mais habituado com o título de imperador (do Divino) do que com o nome de rei." 

fonte: educacão.uol.com.br/cultura-brasileira/

7 comentários:

  1. Anabela,
    continuo imaginando 2013. Está anotado.
    Abraço e boa semana.
    Gilson.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite amiga!
    Amo as tradições de um povo.
    Seu post fez-me lembrar as Festas do Divino.
    Abraços! Uma semana abençoada pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Nunca assisti uma festa dessas, mas imagino que seja muito bonita.
    Aqui na minha cidade só temos Folia de Reis.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Aqui também em vários lados se está a festejar o Divino Espirito Santo. Ontem, Domingo foi a festa na aldeia onde nasci, Lá só há festa de 4 em 4 anos. Muito interessante ficar a saber a origem de determinadas tradições, principalmente a que se refere ao rei. Não sabia o motivo da escolha de Imperador. Obrigada pelas lições de história que aqui sempre nos
    proporcionas. Um beijinho e fica
    bem!
    Emília
    Emília

    ResponderExcluir
  5. Anabela, fui ver alguns dos teus posts e fiquei feliz por ver num deles a festa de S. Benedito em Aparecida. Vivi 14 anos em Guaratinguetá que fica juntinho a Aparecida e, claro, conheço bem a festa. O me filho mais velho foi batizado na Igreja de S. Benedito. Beijinhos e muito obrigada por me fazeres recordar essa cidadezinha que bem conheço. Ainda o ano passado lá estive. Beijos
    Emília

    ResponderExcluir
  6. Em primeiro lugar, agradeço por partilhar esta tradição que nos fala do Divino Espírito Santo e continue a fazer Post´s que nos fala da história dos lugares do seu país, que eu adoro conhecer.
    Depois, cada dia que venho aqui no seu blog tenho mais certeza que temos mesmo muita coisa em comum.
    Na minha aldeia também temos há séculos a Festa do Divino Espírito Santo que se celebra sempre na 7.ª Segunda-Feira a contar da Páscoa. São muitos os devotos católicos que rumam até ao Santuário de N.S. dos Verdes por ali ter sucedido um “Milagre” na era de 1720, aquando de uma praga de gafanhotos. Desde então os moradores circunvizinhos vêm ali em romaria religiosa. E, mais uma vez, este ano, os devotos cumpriram o Voto religioso e o tradicional convívio, pois diz ainda a “nossa” história que enquanto a Páscoa deve ser uma festa caseira, Pentecostes deve ser uma festa agrícola, realizada no lugar onde se cultivava o trigo e a cevada, entre outros produtos agrícolas. Publiquei lá no blog algumas fotografias da Festa do Divino Espírito Santo 2012…se quiser(em) ver…venha(m) até cá.

    Um abraço amigo,
    Paula

    ResponderExcluir
  7. Anabela. Passando para ler as novidades e deixar um grande abraço.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!