domingo, 20 de maio de 2012

Painel de azulejos da Igreja da Pampulha


Às margens da Lagoa da Pampulha há uma igrejinha, minúscula no espaço ocupado, mas grandiosa quando o assunto é arte ... 
No lado externo e interno existem painéis feitos com azulejos em tons azul e branco. Esse da imagem acima é o painel externo que retrata parte da vida de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais e padroeiro da igreja.
A obra é do artista Cândido Portinari, que juntamente com o paisagista Burle Marx e o arquiteto Oscar Niemeyer fizeram parte da equipe contratada por Juscelino Kubitschek (ex-presidente do Brasil) na época ainda prefeito de Belo Horizonte, para atuarem na projeção e construção do conjunto paisagístico da Pampulha.

9 comentários:

  1. Adoro azulejos.

    Aqui em Portugal são comuns em quase todos os monumentos e não só.

    A arte do azulejo em Portugal guarda memórias da nossa cultura.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Anabela,
    gosto muito quando você escreve "igrejinha da Pampulha". Sinto o carinho enorme que você manifesta pelo lugar. E me lembra a mágica voz da Fernandinha Takai. Não me demande as razões, pois não as tenho.
    Grande abraço.
    Gilson.

    ResponderExcluir
  3. Oi AnaBela, grandes artistas deixando um grande obras pelos lugares por onde passaram.
    Bjks e otima semana.

    ResponderExcluir
  4. Ei Anabela
    São mesmo muito lindos os azulejos da igrejinha da Pampulha.
    Bjo e boa noite.

    ResponderExcluir
  5. Oi,Anabela!
    Minha amiga,que preciosidade esta igrejinha da Pampulha! Sem dúvida um patrimônio de valor artístico e cultural imenso, verdadeiro tesouro de nossa brasilidade e fruto da genialidade desses maravilhosos artistas!
    E eu, particularmente, adoro estes lindos painéis de azulejos!
    Lembro que visitamos a Pampulha quando eu era ainda garota, mas das outras vezes que estivemos depois em Belo Horizonte, não tivemos a oportunidade de ir até lá... Mas com certeza, um dia desses ainda voltaremos à este belo lugar!
    Beijo grande no teu coração mineiro!
    Teresa

    ResponderExcluir
  6. Eu tive a alegria de ver pessoalmente esse belíssimo trabalho!

    Patrimônio precioso é essa igreja da Pampulha.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Anabela,
    Eu também sou uma que acho os azulejos em azul e branco maravilhosos, por isso agradeço por nos mostrar esse belíssimo painel. Por cá nos locais mais recônditos também há autênticas obras de arte como essa, LINDAS de admirar.

    Bom FDS

    ResponderExcluir
  8. Olá Anabela
    Aqui em Portugal são frequentes os painéis de azulejos mas como este nunca tinha visto nenhum. Muito original. Adorei.
    Beijinhos com votos de bom fim de semana.
    Lourdes

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!